top of page

Carta de motivação acadêmica

A Carta de Motivação (também chamada de Carta de Apresentação) é uma parte importante de muitos procedimentos de admissão em universidades e colleges. O objetivo é mostrar um pouco doseu nível de motivação, suas habilidades de escrita e até mesmo sua personalidade - tudo isso para ajudar os oficiais de admissão a decidir se suas motivações são puras e fortes e se você realmente se encaixa bem no programa de estudo que você está se candidantando.

As partes mais importantes de uma Carta de Motivação.


1) É assim que você começa

Primeiro, escreva seu nome e detalhes de contato no topo da página, para que as universidades possam entrar em contato com você facilmente

Decidir sobre a estrutura. A maioria das cartas de motivação tem 3 partes: Introdução, Corpo e Conclusão. Decida o que escrever onde.

Saudação: Se possível, use o nome de uma pessoa específica (por exemplo, oficial de admissão, chefe de departamento, etc.) Se isso não for possível, use o nome da universidade ou do corpo docente. Por exemplo: “Prezada Universidade de Manitoba, Faculdade de Engenharia Elétrica” ou talvez: “Escritório de Admissão do Seneca College”

Introdução: Inclua algumas informações pessoais, inclua onde você está se inscrevendo e POR QUE está se inscrevendo também.

Corpo: Escreva nossas motivações e conquistas e a história por trás delas. Tente ser o mais factual possível (não use apenas palavras grandes e sem sentido, tente também dar alguma prova, por exemplo “Ganhei a competição de Física da minha escola por dois anos seguidos" ou "participei do projeto Quem ama cuida do departamento de psicologia da minha universidade onde


estudavámos o comportamento e desenvolvimento de vitimas de violência doméstica."

Conclusão: Conclua seu pensamento, mencione seus objetivos e sonhos futuros e agradeça ao leitor


2) Frases prontas para uso:

  • My passion for ______ started when ______.

  • I want to ______ because ______.

  • I have been part of _________ for ___ months/years. It’s the best thing for me because _______.

  • I remember once when I ________, which made me realize that I _______.

  • _______ resonates with me because _________.

  • What distinguishes me from my peers is __________.

3) Não cometa esses erros abaixo!

a) Não escreva outro nome de programa de universidade / estudo em sua carta! Isso é tão estranho e apenas demonstra que você não está interessado em estudar na instituição. Imagina você.receber a carta de alguém se candidatando ao Centennial College e está endereçando uma Carta de Motivação à Camosu College. Este é um erro inrreparavel! Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Há uma grande chance que você não será aceito após esse erro fatal. Respeite a instituição para a qual você está se candidatando e use seus nomes (corretamente) em sua Carta de Motivação.

b) Não basta repetir o seu currículo! Descrever suas habilidades é importante, mas não basta repetir seu currículo completamente. Personalize o seu curriculo de acordo com o programa escolhido.

c) Não pare depois de 3 frases! Esta carta deve mostrar como você está motivado. Se você não consegue escrever nem meia página, isso mostra que você não está motivado o suficiente e muito menos interessado.

d) Cuide a gramática! Se você está inseguro com o seu inglês, peça a um amigo para ajudá-lo a corrigir sua carta. A qualidade da linguagem da sua carta é um grande indicador. Linguagem pobre apenas mostra motivação pobre.

e) Sem experiências? Sem problemas! Você pode estar pensando “O que posso escrever na minha carta, tenho apenas 22 anos!” Bem, quer você tenha 22 ou 80 anos, pode ter esperanças, sonhos e motivações. Você pode ter conquistas e habilidades. Apenas tente coletar todas as suas vantagense diferenciais. Mostre alguma personalidade (mas não atitude!). Quer usar um pouco de humor ou história pessoal emocional? Excelente! Não tenha medo de mostrar uma parte de sua personalidade, desde que seja profissional, os oficiais de admissão apreciarão a originalidade.


A DBM auxilia em todas as etapas da aplicação, inclusive lhe dá todo o suporte na confecção da carta de Motivação e intenção acadêmica, sem cobrar taxa de serviço.




37 visualizações
bottom of page