top of page
  • Foto do escritorAna Paltian

Como começar seu plano de estudos no Canadá

Atualizado: 8 de jul. de 2021


Aplicação para college - educationdbm
Aplicação para o College

Você decidiu estudar no Canadá mas não sabe por onde começar? Um bom plano de estudos é fundamental para que você atinja seus objetivos com segurança, evitando despesas extras ou frustrações.







Listamos abaixo um passo a passo para você se organizar na sua pesquisa e no seu planejamento


  1. Defina seu objetivo de estudo. Defina se virá fazer um curso de idiomas ou um curso acadêmico, e se este for o caso, entenda cada possibilidade de curso existente no Canadá, as particularidades, os benefícios, os prós e contras dos cursos de graduação, pós-graduação, cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

  2. Escolha a Instituição, entenda o programa de estudo oferecido por ela, os benefícios para a sua carreira, analise os custos, consulte a tabela de valores para estudante internacional e lembre-se de considerar no cálculo as taxas e livros. Evite surpresas: a "tuition" nada mais é do que o valor do programa (não inclui taxas e livros); O período de recebimento de aplicação de estudo se inicia um ano antes da data de inicio ou mais. Por exemplo, tem uma instituição que abre todo mês de junho as inscrições para quem deseja iniciar o estudo em setembro do ano seguinte, ou seja, mais de 1 ano de antecedência. Esteja atento aos prazos!

  3. Prepare o seu nível de proficiência, seja inglês ou francês. Caso venha estudar um idioma, esta é uma etapa que pode ser eliminada pois a comprovação do nível de proficiência não é exigida. Caso venha para estudar em uma instituição de nível superior, pode considerar este como sendo seu primeiro ponto, sua prioridade. P.S.: Nivel intermediário ou o famoso “eu me viro” não é aceito nos colleges e universidades. A vida universitária exige proficiência com nível avançado;

  4. Providencie os documentos necessários para inscrição no curso desejado. Se você mudou o seu nome após concluir o ensino médio ou a graduação, irá precisar da tradução juramentada da sua certidão de casamento ou nascimento; Verifique se o seu passaporte tem validade superior a dois anos da data de expiração; Verifique se o curso exige, além do histórico escolar do segundo grau, o histórico escolar da graduação. Providencie os documentgos e a tradução juramentada dos mesmos.

  5. Prepare-se financeiramente! Estudar no Canadá é caro e na hora de aplicar para o visto o governo canadense e o oficial de imigraçao irão analisar se você possui condição financeira para arcar com os custos do programa e para se manter durante o período de estudo;

  6. Aplique para o visto. Entenda o seu perfil, suas atribuições e formação. Vir para o Canadá para iniciar uma nova vida profissional depois de uma certa idade, pode levantar uma "red flag" para o oficial, e ainda poderá ser um desafio para se inserir no mercado de trabalho. Lembre-se, você deverá convencer na hora do visto que a sua qualificação e o seu perfil condizem com o programa de estudo e que este irá te trazer benefícios e vantagens profissionais no seu país de origem. Você está aplicando para um visto que tem início e fim, se você no meio do caminho imigrar ai é outro processo. Foque em vencer uma etapa por vez;

  7. Procure informações oficiais. Sempre recebemos mensagens do tipo: "- Ahhh eu ouvi dizer" ou "vi em um vídeo" ou "eu li em um blog". Não execute seu plano em cima de informações de pessoas sem credibilidade e licença. Sempre verifique as informações no site oficial. No plano Canadá não existe um meio ou um jeito, é preciso seguir as regras.


E a dica de ouro: procure as consultorias especializadas. Nós podemos auxiliá-lo no seu plano de estudos pois temos uma equipe especializada e mais de 600 opções de instituições de ensino pelo mundo.





Acreditamos que estes sete passos irão lhe auxiliar e muito a organizar o seu plano. Até breve...



Education DBM


bottom of page