top of page
  • Foto do escritorAna Paltian

Fazer um mestrado ou não no Canadá?

Atualizado: 20 de ago. de 2021

Essa é uma pergunta que martela na cabeça de muita gente e que eu recebo direto. A minha resposta é: depende. Mas como assim Ana, depende? Exatamente, depende!!!

Primeiro, se a pessoa possui um nível de proficiência não avançado ou depende do pathway para entrar no mestrado, infelizmente será um desafio. A maioria dos mestrados no Canadá não aceitam aplicação de estudo condicional, ou seja, você tem que apresentar todos os requisitos no momento de submeter a sua documentação.


Segundo, as cartas de recomendações acadêmicas e profissionais, são cartas fundamentais em 99% dos processos de mestrado aqui no Canadá para que o perfil esteja completo e possa ser submetido a avaliação do departamento de ensino.


Terceiro, a grande maioria dos mestrados seguem a linha de pesquisa. Existem pouquíssimos que são por apresentação de um projeto. Veja sempre os requisitos que o programa possui para você se graduar, se exige thesis ou Project.


Quarto, os processos de seleção para mestrado podem levar de 2 meses a 6 meses, infelizmente. Então não aposte todas as suas fichas e esperanças em uma única instituição e programa. O risco de você se frustrar é enorme.


Quinto, faça uma análise sobre o mercado de trabalho, sobre a sua profissão (se é regulamentada e se existe algum processo de imigração que facilite para quem finalizou um mestrado no Canadá.


Sexto, conte com uma profissional que entende do sistema de ensino canadense, que possa te conduzir no melhor caminho e explorar as possibilidades para o seu perfil.


Viu como são muitos fatores a serem levados em consideração? E olha que citei os mais gerais. Lembrando que cada caso é um caso que sempre deve ser avaliado de forma personalizada.


Espero ter contribuído mais uma vez para o seu plano Canadá.


Até breve...


Ana Paula Paltian - DBM


bottom of page